Na metalurgia, a fundição de metais
É o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos.
Em nossa empresa, as peças são fundidas em um forno de indução com laboratório para análise, para que todas as peças estejam de acordo com as especificações técnicas. Com uma equipe altamente especializada, visamos atender e superar as demandas de nossos clientes. As ligas são ferro cinzento, GG15, GG20, GG25, GG30 e ferro nodular, GGG38, GGG42, GGG50, GGG60, GGG70.
Na Iron Metalúrgica contamos com os processos de fundição em areia e fundição em coquilha, a coquilha trata-se de um sistema no qual o metal fundido ou é derramado por gravidade em cavidades mecânicas (negativo) ou formas de metal maciço não aderente à liga fundida. As ligas de alumínio para areia e coquilha são SAE 329, SAE323, SAE356.
Após este processo de fundição então passamos para a Usinagem assim dando forma e acabamento para a peça desejada.